segunda-feira, 25 de julho de 2011

DIA DO MOTORISTA: Motociclista com SEGURANCA!

DIA DO MOTORISTA: Motociclista com SEGURANCA!

Os motociclistas foram as maiores vítimas do trânsito em 2009. Foram 5,2 mil mortos em 210 mil acidentes em todo País. Para evitar problemas, inspecione diariamente a sua moto. Cheque o nível de combustível, de óleo do freio de do motor, da água e da bateria. Verifique também se há folga na embreagem ou nos freios dianteiro e traseiro, além da corrente de transmissão. Conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro, o uso do capacete pelo piloto e passageiro é obrigatório. Ele é o equipamento de segurança que mais evita sequelas nos acidentes com motocicletas.

Mortes de motociclistas crescem 11,7% em SP

A quantidade de motociclistas mortos no trânsito de São Paulo aumentou 11,7% no ano passado (foram 478), interrompendo tendência de queda dos períodos anteriores.

A alta no número de motociclistas mortos fez esse índice voltar exatamente ao mesmo patamar de três anos atrás – quando se atingiu o maior pico de vítimas fatais. E isso em um ano em que a prefeitura de São Paulo implementou medidas de impacto para esses veículos, como a inauguração da motofaixa da Rua Vergueiro e a proibição de motos na pista expressa da Marginal do Tietê.

“É preciso estimular o compartilhamento da via pública. A criação da motofaixa e a proibição na Marginal aumentam a hostilidade e a segregação entre motoristas de automóveis e motociclistas”, diz o presidente da Associação Brasileira de Motociclistas (Abram), Lucas Pimentel.

O Relatório de Acidentes de Trânsito da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) mostra que 41,8% das colisões com mortes envolvem motos e carro. Na sequência (14,9%) aparecem motos e ônibus.

Dicas do Denatran:

- Verifique a pressão e o estado dos pneus
- Confira o funcionamento da lanterna,
- Cheque sempre a luz de freio, dos pisca-alertas e do farol
- Verifique o funcionamento da buzina
- Ao pilotar, mantenha a postura correta: costas retas, cabeça alta e ombros relaxados
- Mantenha o farol da motocicleta sempre aceso: de dia e à noite, na cidade ou na estrada
- Mantenha uma posição visível no espelho retrovisor do veículo que está na frente da motocicleta
- Mantenha distância dos veículos à frente e ao lado da motocicleta

Fonte:
- Denatran
- http://www.brasil.gov.br/
- jormal mais noticias

2 comentários:

  1. Boa dia,
    Coincidência ou não, entrei aqui no blog hoje para noticiar que mais um amigo da UNIVALI faleceu no último domingo, e foi em um acidente de moto. Ele pilotava uma moto e se envolveu em um acidente com um caminhão e um outro carro. O nome dele é Loan Goetten, estudou administração na UNIVALI e se formou comigo no início do ano passado. Acredito que somente o pessoal da administração conhecia ele, mesmo assim acho válido deixar a notícia aqui.
    Assim como o Clau, ele é mais um jovem que teve sua vida interrompida dessa forma tão brutal!
    Segue o link com algumas informações:
    "http://www.arauto.tv/?pg=Not%EDcia&id=1506....pessoa"

    ResponderExcluir
  2. Elisa, isso e muito triste! Ler seu comentario trouxe de volta a imensa dor que sentimos pela perda do Claudinho! Por isso precisamos mudar essa triste realidade...chega de perder amigos e familiares em acidentes de transito.
    Nossas oracoes vao para os familiares e amigos do Loan...que Deus de o conforto que eles precisam nesse momento.
    Giselle

    ResponderExcluir